Regulamento relativo aos mercados de ativos criptográficos (MiCA)

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A União Europeia introduziu o Regulamento dos Mercados de Ativos Criptográficos (MiCA) em junho de 2023, um quadro regulamentar concebido para reger o setor dos ativos criptográficos. Este regulamento histórico visa abordar os desafios e riscos associados à indústria de ativos digitais, que, até agora, tem operado em grande parte fora dos limites dos regulamentos financeiros tradicionais.

A introdução da MiCA marca um esforço significativo da UE para padronizar as regras em todos os seus estados-membros, garantindo um mercado de criptoativos mais seguro, transparente e estável. Ao centrar-se na proteção do consumidor, na integridade do mercado e na estabilidade financeira, a MiCA abre caminho para a adoção generalizada de criptoactivos, ao mesmo tempo que promove a inovação e o crescimento no sector. À medida que o espaço de ativos digitais evolui, o MiCA representa um passo crítico para o estabelecimento de uma estrutura legal abrangente que equilibra as necessidades dos consumidores, investidores e partes interessadas do setor.

Regulamento relativo aos mercados de activos criptográficos (MiCA)

Principais Objectivos e Âmbito

  • Proteção do consumidor: A MiCA visa proteger investidores e consumidores, exigindo divulgações transparentes e práticas de marketing justas, ajudando os consumidores a tomar decisões informadas sobre cripto-ativos.
  • Integridade do mercado: O regulamento procura prevenir o abuso de mercado, a manipulação e a fraude no mercado de cripto-ativos, estabelecendo um ambiente de investimento mais seguro e fiável.
  • Estabilidade financeira: Ao regular as atividades significativas de cripto-ativos, a MiCA pretende mitigar os riscos sistémicos e garantir a estabilidade do sistema financeiro.
  • Inovação e Competitividade: Ao mesmo tempo que regula, a AMI também apoia a inovação, assegurando que o sector financeiro da UE se mantém competitivo e inovador, abraçando os avanços tecnológicos de forma responsável.

Disposições principais

  • Transparência e Divulgação: Os emissores de cripto-ativos devem publicar um livro branco detalhando o projeto, os riscos e outras informações críticas. As autoridades competentes devem aprovar este documento.
  • Autorização e supervisão: Os prestadores de serviços de criptoativos (CASPs), incluindo bolsas, fornecedores de carteiras e outros, precisam de obter autorização das autoridades nacionais competentes para operar na UE. Eles estarão sujeitos a uma supervisão contínua.
  • Medidas de proteção do consumidor: A AMI inclui disposições específicas para a proteção do consumidor, tais como avisos claros de risco, proibição de práticas enganosas e regras de governação e de conflito de interesses.
  • Resiliência operacional: As entidades devem demonstrar resiliência operacional contra uma ampla gama de riscos, incluindo ameaças cibernéticas, para garantir a continuidade e a integridade dos seus serviços.

Impacto e implicações

  • Para o mercado de criptografia: O MiCA provavelmente levará a um aumento nos custos de conformidade para empresas de criptografia, mas também fornecerá um ambiente regulatório mais claro que pode aumentar a confiança do consumidor e facilitar a adoção mais ampla de ativos de criptografia.
  • Implicações globais: Como uma das primeiras estruturas regulatórias abrangentes para cripto-ativos, a MiCA poderia servir de modelo para outras jurisdições, influenciando potencialmente os padrões globais de regulamentação de criptografia.

Vantagens e desvantagens da MiCA

Vantagens da MiCaDesvantagens da MiCa
Certeza jurídicaRegras difíceis de cumprir
Regras adaptadas às criptomoedasMultas por erro
Credibilidade para clientes cautelososCapas em stablecoins em USD
Uma licença para operar em todo o blocoNFTs uma área cinzenta
Atrair o investimento TradFiNão está claro como a aplicação no exterior funcionará

Activos criptográficos não abrangidos pelo MiCAR

Finanças Descentralizadas

As Finanças Descentralizadas (DeFi) representam uma mudança de paradigma no sector financeiro, oferecendo serviços que vão desde o empréstimo à negociação de activos sem intermediários centralizados. Apesar do seu potencial revolucionário, a descentralização inerente à DeFi coloca desafios regulamentares únicos, que muitas vezes escapam aos quadros regulamentares tradicionais, como o MiCA. A ausência de uma autoridade emissora central significa que certos protocolos e ativos DeFi carecem da supervisão regulamentar clara prevista pelo MiCA, navegando em águas ainda não mapeadas por regulamentos abrangentes da UE.

Tokens não fungíveis

Os tokens não fungíveis (NFTs), ativos digitais que representam a propriedade ou prova de autenticidade de itens exclusivos, exemplificam ainda mais as complexidades da regulamentação de criptografia. Dada a sua singularidade e a vasta gama de ativos que representam, desde arte digital até direitos de ativos do mundo real, os NFTs ficam em uma área cinzenta regulatória. A estrutura atual do MiCAR aborda principalmente ativos fungíveis e intercambiáveis, deixando os NFTs em um espaço liminar onde as diretrizes de proteção ao consumidor e integridade do mercado são menos definidas.

Cryptocurrencies Under Existing Regulations

Além disso, as criptomoedas que já são reguladas pela legislação financeira existente, e reconhecidas como valores mobiliários, derivados ou outros instrumentos financeiros, permanecem fora do âmbito específico do MiCAR. Esses ativos continuam a ser regidos por estruturas regulatórias pré-existentes, que podem ou não abordar totalmente os novos riscos e oportunidades apresentados pela era digital.

Classificações e requisitos dos activos criptográficos

Outros activos criptográficos – Título II:

O MiCAR estabelece um protocolo de base para cripto-ativos que não se qualificam como Tokens Referenciados por Ativos (ARTs) ou Tokens de Dinheiro Eletrônico (EMTs). Os emissores de tais activos são obrigados a aderir a um regime de notificação abrangente, garantindo transparência e responsabilidade. Um dos principais requisitos é a obrigação de redigir, notificar e publicar um livro branco de cripto-ativos (CA-WP), detalhando meticulosamente o conteúdo e a forma, conforme estipulado pelo MiCAR. Este documento fundamental, associado a directrizes rigorosas de comunicação comercial, deve ser apresentado à autoridade competente, sublinhando a responsabilidade do emitente pela veracidade da informação fornecida. De notar que as ofertas dirigidas a menos de 150 pessoas por Estado-Membro ou as que não excedam um valor total de 1 milhão de euros durante 12 meses estão isentas destas estipulações, oferecendo um certo grau de flexibilidade para operações de menor escala.

Tokens Referenciados por Ativos (ARTs) – Título III:

A emissão e oferta pública de ARTs estão sujeitas a regulamentos mais rigorosos, reflectindo o seu potencial impacto na estabilidade financeira e na confiança dos consumidores. Para além das obrigações do CA-WP, as entidades que realizam ofertas de ART ou que pretendem ser admitidas à negociação devem obter uma autorização, sustentada por critérios rigorosos de adequação e idoneidade. Embora as instituições de crédito da CRR estejam isentas desta autorização para a emissão de ART, devem notificar as autoridades competentes com bastante antecedência. Os emitentes de ART estão ainda vinculados aos seus requisitos de fundos próprios, aos mandatos de composição de reservas de activos e às políticas de custódia, assegurando um quadro sólido de atenuação do risco. Significativamente, os ARTs também são obrigados a estabelecer planos de recuperação e resgate operacional, reforçando a resiliência contra interrupções operacionais. Os ARTs que permaneçam abaixo de um limiar de cinco milhões de euros durante 12 meses ou que se destinem exclusivamente a investidores qualificados beneficiam de isenções destes requisitos rigorosos.

Tokens de Dinheiro Eletrónico (EMTs) – Título IV:

Para os EMTs, a MiCA cria uma via regulamentar distinta, alinhada com as estruturas de dinheiro eletrónico existentes. Os emitentes devem obter autorização como instituições de crédito CRR ou como instituições de moeda eletrónica, com uma clara proibição de concessão de juros sobre as EMT. A emissão e a possibilidade de resgate dos EMT são regidas pelas directivas MiCA, que exigem a segregação de pelo menos 30% dos fundos recebidos e o investimento do restante em instrumentos financeiros seguros e líquidos. Tal como os emitentes de ART, os emitentes de EMT são obrigados a elaborar planos de recuperação e de resgate, assegurando a continuidade operacional e a proteção dos consumidores.

Serviços de Activos Criptográficos – Título V:

Central para a arquitetura da MiCA é a harmonização das normas prudenciais e de conduta empresarial entre os prestadores de serviços de cripto-activos (CAS-Providers), abrangendo uma vasta gama de serviços, desde plataformas de negociação a serviços de custódia, troca e consultoria. Esta estrutura unificada garante que todos os participantes do mercado aderem a padrões consistentes e de alta qualidade, promovendo um ecossistema de cripto-ativos seguro, transparente e vibrante.

A MiCA será aplicada a partir de 30 de dezembro de 2024, com exceção dos Títulos III e IV, que serão aplicados a partir de 30 de junho de 2024.

Conclusão

A introdução de um quadro jurídico unificado para os cripto-ativos pela MIAC marca uma fase transformadora para o mercado de ativos digitais da UE, permitindo que as empresas ofereçam e prestem serviços de cripto-ativos em todos os Estados-Membros. As entidades que anteriormente operavam num ambiente não regulamentado devem agora navegar pelos procedimentos de licenciamento e adotar práticas operacionais conformes. Entretanto, as entidades já regulamentadas podem contornar o árduo processo de licenciamento, embora tenham de aperfeiçoar os seus sistemas para se alinharem com os requisitos específicos dos criptoactivos da MiCA. Esta evolução regulatória ressalta uma mudança fundamental em direção à supervisão padronizada, prometendo maior integridade do mercado e proteção ao consumidor em todo o cenário criptográfico europeu.

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