A campanha de reeleição do Presidente Joe Biden está à procura de um especialista em memes para atrair os eleitores da Geração Z.
A campanha Biden for President (BFP) publicou um anúncio de emprego para um “Partner Manager”. Esta pessoa irá tratar das “operações quotidianas de envolvimento dos principais conteúdos e páginas de memes da Internet”.
A equipa de Biden pagará ao gestor de memes, sediado em Wilmington, Delaware, entre 65 000 e 85 000 dólares por ano. Este salário é ligeiramente superior ao salário médio dos profissionais de marketing digital nos EUA, de acordo com o Indeed.
A principal função do memer Biden é gerir as relações com empresas de meios de comunicação digitais, podcasters e “páginas de memes” em várias plataformas de redes sociais.
A equipa de Biden já utilizou memes antes. No início de 2022, adoptaram o meme dos olhos laser “Dark Brandon” para fazer com que o homem de 81 anos parecesse conhecedor da Internet.
Em fevereiro, Biden falou sobre o meme do Dark Brandon no programa Late Night de Seth Meyers. Em tom de brincadeira, disse: “Estou muito ressentido com isso”, antes de colocar óculos escuros de aviador.
Biden voltou a usar os óculos de sol e mencionou o meme para receber aplausos do público no Jantar dos Correspondentes da Casa Branca em abril.
Esta mudança faz parte dos esforços de Biden para se ligar aos eleitores mais jovens.
Muitos democratas também mudaram a sua opinião sobre as criptomoedas. Esta mudança parece seguir o apoio de Donald Trump à criptografia enquanto tenta ganhar votos.
Trump também está familiarizado com os memes. Sua foto de agosto de 2023 se tornou viral depois que ele foi processado na prisão do condado de Fulton por sua quarta acusação.
A sua campanha começou rapidamente a vender t-shirts, canecas e outros artigos com a fotografia. Eles também lançaram uma coleção de tokens não fungíveis (NFT) “MugShot” em dezembro.
No início de maio, a memecoin MAGA com o tema Trump ganhou popularidade após seus comentários pró-criptomoedas.